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Osu

A palavra Osu vem de Oshi Shinobu, o que quer dizer “ perseverar enquanto se é empurrado “.

Isto implica disposição, de nos empurrar até ao limite de resistência, de perseverar sob qualquer pressão. No seu mais profundo, a palavra torna-se ambígua, um apelo muito pessoal à alma de parar e lutar e assim, ultrapassar as fragilidades da condição humana, que são tão comuns a todos nós.

Paciência
Para desenvolver um corpo e um espírito forte, é necessário submeter-se a um treino rigoroso. Isto é necessário e mesmo indispensável, porque precisamos de levar o esforço até ao ponto em que julgamos ser o nosso limite, ou seja, ter vontade de parar, desistir. Quando alcançamos este ponto (e pensamos ser o nosso limite), precisamos de lutar contra nós próprios e vencer. Para isso é necessário ser perseverante, e sobretudo, precisamos de ser pacientes.
Este sentimento de paciência é “Osu”.
Respeito
A razão que leva a submeter-nos a um treino duro, é porque nos preocupamos connosco. E, para nos importarmos connosco, temos de respeitar-nos. Este auto-respeito evolui e expande-se para se tornar em respeito pelos outros, pelo seu Sensei e colegas de treino.
Quando entramos no Dojo e dizemos “Osu”, significa que respeitamos o Dojo, Sosai, Kancho, o seu Sensei e o tempo que vamos dedicar aos treinos.
Este sentimento de respeito é “Osu”.
Apreço
Durante o treino esforçamo-nos até ao limite, porque temos respeito por nós próprios. Quando termina o treino e nos viramos para o Sensei e restantes estudantes para dizer “Osu” mais uma vez, fazemo-lo com apreço.
Esse sentimento de  apreço é “Osu”.
O Espírito de Osu
A palavra Osu caracteriza correctamente a essência do que a arte de Kyokushin tem para oferecer. A pessoa que é verdadeiramente capaz de manifestar o espírito de Osu em cada palavra, pensamento e acção, pode ser considerado como sábia e corajosa. O próprio treino inicialmente deve ser abordado no espírito de Osu. A nossa vida do dia – a – dia deveria ser vivida completamente no espírito de Osu. Não existiriam dúvidas, medos, nem preocupações na alma.
O Espírito japonês é um espírito de perseverança. Se um ocidental pára com facilidade quando as coisas se complicam, o japonês simplesmente tem consciência de que tem que insistir.
Quando sofremos dores durante o treino, isso não deveria ser um sinal para parar, mas sim ser encarado como uma oportunidade de amadurecer através da perseverança.
Tudo o que é preciso é aquela determinação especial.
Mesmo para quem tem falta de talento, mas que tem determinação e vontade de continuar, a alma torna-se receptiva e o instrutor estará sempre ao seu lado.
Não há lugar para egoísmo no espírito de perseverança. Quando se encolhe de dor na maioria das vezes, é o ego que fica ferido, e não o corpo.
A resistência do corpo é verdadeiramente espantosa. Histórias de resistência sobre-humana em tempos de necessidade são numerosas. Mas nós se permitirmos que o ego fique ferido, então o corpo ficará fragilizado rapidamente e pára.
Ultrapassadas as fraquezas do seu coração, o oponente que está à nossa frente será insignificante.